Relação candidato/vaga diminui nas públicas; possível causa é o fim do diploma obrigatório
Conforme informações do site R7 a procura por curso de jornalismo caiu em faculdades e universidades do país, como as paulistas USP e Unesp e UFPR, do Paraná, sendo que outras estão na expectativa devido as inscrições para o vestibular ainda estarem abertas. Este é o caso de faculdades como PUC-SP, Cásper Líbero e Mackenzie. Um dos motivos para a queda no índice de vestibulandos de Jornalismo seria o fim da obrigatoriedade do diploma.
José Coelho Sobrinho, professor do curso de jornalismo da USP acredita que uma das causas é a decisão do Supremo Tribunal Federal de abolir o diploma como obrigação para exercer a profissão:
- O jornalismo esteve na berlinda este ano. [O fim do diploma] Pode ter feito algumas pessoas pensarem: “Por que eu vou fazer este curso?”.
Só na USP a queda pela procura do curso foi de 12% de 2009 para 2010. Na UNESP a queda foi de 10% e na Federal do Paraná, 20%.
A notícia veiculada pelo portal R7 não é nenhuma novidade. Ao abolir o diploma o STF bateu o martelo contra a educação no país, mais do que contra a qualidade e credibilidade da informação.
Mas, em um país capitalista de terceiro mundo, com alto índice de pobreza e analfabetismo, onde o presidente semi-analfabeto prefere queimar milhões de exemplares de livros didáticos e reformar a língua pátria ao invés de investir na Educação, tudo é provável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário